Pastor Doutor Teofilo Correa, Sauda Estudantes e Amigos!

Viviendo con propósito

Pastor Teofilo Correa

A vida de cristo é o maior exemplo, em relaçao a viver com proposito. Os evangelios citam as palavras de cristo de uma maneira muito especial descrevendo sua missao e visao, nesta terra:

"minha comida e levar a cabo a obra daquele que me envio" (Jo 4:34)

Jesus nao atuava por impulso, nao era preso as circunstancias nao se movia pela sombra daquilo que convenia a ele. cristo tinha um proposito claro: cumprir sua agenda divina. Toda açao de seu ministerio girava em torno disto. O demais ... era acessorio, era secundario. Observamos nele, um homen que tinha as prioridades no lugar, estava sempre alerta para nao ser destraido do rumo trasado pelo Pai.

Este rumo, enquanto estivese na terra era: levar a vante sua obra. E observe como cristo cumpriu sua missao! Uma vida de amor e serviço abnegado nao foi somente suficiente, mas necessario ate o sacrificio.

Alem disso, fazia bem em buscar seu Pai (oraçao sacerdotal) faze-lo participante de sua missao e aqueles aquem ele veio salvar. "Assim como tu mi envio, eu os enviu" conversou com o Pai, deixando respaudado que nossa missao nessa terra e uma continuaçao da missao dele. Seja como um Pastor, ou como quem se prepara para o seminario, estamos aqui para essa missao. Por esta missao trabalhamos, por essa missao estudamos: para levar avante essa obra, e oxalá terminala!

Louvo a Deus por esse privilegio, que nada te destraia desse foco!

Teofilo Correa

Diretor da Facultade de Teologia - Salt - UAB

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pastores da UNB visitam a Universidade Adventista da Bolívia


No último dia 29 de agosto a Universidade Adventista da Bolívia recebeu a visita dos administradores da União Norte Brasileira. Eles vieram uma semana depois da visita dos presidentes da União Centro Oeste Brasileira. Estiveram presentes os pastores, Leonino (Presidente da UNB); Ezequias Guimarães (presidente da Associação Maranhense), Samuel Muniz (Presidente da Missão Sul Maranhense), Vagner Aragão (presidente da Associação Baixo Amazonas) e Gilberto Ribeiro (Presidente da Associação Sul do Pará).


Os presidentes conheceram as dependências da Universidade através de um tour coordenado pelo pastor Tito Benavidez (Reitor da instituição). A tarde tiveram um encontro no templo universitário com os estudantes de teología. O pastor Heber Pinheiro (Diretor da Faculdade de Teologia), mencionou que a visita “representa muito para nós. É uma indicação de que a Igreja está aprovando nosso trabalho e vai absorver o pessoal que estamos formando”. A visita de uma União Brasileira reconhece ainda “que estamos formando pastores não somente para Bolívia, mas para o Brasil e o mundo”. O pastor Pinheiro falou sobre ainda sobre a ênfase da Faculdade nas práticas pastorais. Citou o exemplo recente do primeiro ano de Teologia que, junto aos professores Adoniram Alomia e David Vargas realizaram um projeto de Missão global estabelecendo uma congregação numa região sem presença adventista.

Em seguida o pastor Leonino apresentou sua equipe, um vìdeo da Uniao Norte e cada presidente resumiu as características de seu campo. Segundo Leonino “O Norte do Brasil se caracteriza pelos desafios missionários”. Em seguida O pastor apresentou uma poderosa mensagem baseada em I Samuel 1:11 e Juízes 21:25. Enfatizou que esses textos apresentam a igreja e o mundo que os futuros pastores vão encontrar. Um mundo repleto de famílias desestruturadas (como a de Ana), líderes espirituais fracassados (como Eli), pessoas perdidas (“cada um fazia o que bem lhe parecia”, relativismo e pós-modernismo). A maior necessidade do mundo é de pastores que sejam líderes, que devolvam seu chamado a Deus e que ministrem primeiro a suas famílias. Que confiem também na adestração da Igreja como Ana confiou em Eli para educar seu filho. “Se você não desconfia da Igreja não trabalhe nela.” “Eu vi uma frase muito bonita na entrada da Universidade, realizamos teus sonhos. Mas existe uma outra frase por trás desta que não aparece. A frase é “realize os sonhos de Deus”.

Os presidentes falaram ainda sobre a impressão que tiveram, da importância da prática pastoral, e das recomendações para um chamado em seus campos. O pastor Leonino vê na prática três benéficos: 1. Traz o estudante para a Realidade Missionária da Igreja. A Bolívia têm algumas características semelhantes ao Norte do Brasil. Longas distancias, campo difícil, gente difícil, etc. 2. As práticas trazem maturidade e 3. “A pratica desenvole a dependencia de Deus.” O pastor Vagner disse que está levando uma impressão muito positiva e a “Deus e a igreja necessitam de homens consagrados.” Para o pastor Samuel Muniz a “impressão foi a melhor”. Entre as recomendações para aqueles que desejam trabalhar no seu campo estão a capacidade de enfrentar desafios, o dinamismo do trabalho, garra, vontade e principalmente uma boa preparação acadêmico. “. O pastor Ezequias elogiou a Faculdade de Teologia pois está formando pastores com muita “responsabilidade, compromisso, e bom comportamento “. O pastor Gilberto Ribeiro, que se reuniu a noite com um grupo de teologandos, disse que o que mais espera de um teologando é seu compromisso missionário e alguém “que deixa uma marca, que se destaque, que fique na memória das pessoas”.

A visita inédita dos pastores foi uma motivação para a administração da UAB, para os professores e estudantes de teologia. Nos contatos e nas reuniões foi sentida a presença do Espírito Santo e segundo o pastor Pinheiro foi um “encontro digno de pastores”.

Elison Barbosa, Estudante de Teologia da Universidade Adventista da Bolívia

Nenhum comentário: